O criador do Krav-Maga, Imi Lichtenfeld

Imi nasceu em Budapeste, Hungria em 25 de Maio de 1910, tendo passado a sua juventude na Bratislava.

Começou a treinar boxe, modalidade na qual obteve vários títulos, judô, jujutsu japonês e pertenceu à equipe nacional Eslovaca de luta greco-romana.

Antes da 2º Guerra Mundial liderava um grupo de jovens que na Bratislava lutavam contra os grupos fascistas em defesa dos bairros judeus. Nesse tempo começou a criar um conjunto de técnicas de defesa pessoal para situações reais.

Após ver todos os familiares serem assassinados pelas forças Nazistas, Imi se juntou ao exército britânico para lutar contra os inimigos alemães, e foi enviado ao Egito.

Ao chegar em Israel, alistou-se no Haganah, grupo de resistência que lutava para garantir a sobrevivência dos judeus.

Em 1948, com a criação do Estado de Israel, juntou-se ao Tzahal, que eram as forças de Defesa de Israel (IDF), onde serviu por 20 anos como treinador-chefe de Instrução Física e de Combate.

Em 1964 aposentou-se do IDF, continuando entretanto a colaborar com os serviços de segurança de Israel. A partir dessa data, começou a ensinar o Hagana Atzmit (defesa pessoal), para a população civil. Imi achava que não era apenas o exército que precisava da defesa pessoal, mas que todas as pessoas tinham o direito de saber defender-se e ser capaz de sobreviver a situações de perigo.

Em 1971 Imi decidiu começar a dar para a sua criação o nome Krav-Maga – Arte Marcial Israelense para Defesa Pessoal. Como faixa preta de judô quis que o seu Krav-Maga seguisse o exemplo de Jigoro Kano e por isso adotou o judogi branco e a mesma graduação por faixas. Tal como Kano quis que o seu judô fosse ensinado em japonês, Imi queria que o seu Krav-Maga fosse ensinado em hebraico.

O Krav-Maga desenvolveu-se da experiência de lutas de rua e situações de guerra, bem como da componente desportiva de Imi Lichtenfeld.

Ele foi um ginasta acima da média, campeão de boxe, pertenceu à seleção de wrestling e exímio artista de jujutsu Japonês. Foi assim que nasceu o Krav Maga, ao qual Imi dedicou sua vida. Ao criar a Arte Marcial para Defesa Pessoal, a principal preocupação de Imi era a sobrevivência em qualquer situação. Não existem, portanto, competições no Krav-Maga.

Imi Lichtenfeld faleceu em 10 de janeiro de 1998, aos 88 anos de idade, em Netanya, Israel.